^332652FF536CD56EC77C6EABA070850C3AE4455F80BB2CDD52^pimgpsh_fullsize_distr

E se Obama fosse africano?: Ensaios líricos de Mia Couto

E se Obama fosse africano?, lançado pela primeira vez em 2009, é um livro de ensaios, publicado pela Companhia das Letras, do conhecido escritor moçambicano, Mia Couto. Diferente de seus outros livros, este tem como missão compilar diversos textos de intervenção do autor em encontros públicos que foi convidado a discursar.

Desde que li Terra Sonâmbula, fiquei completamente admirado com a escrita de Couto. Com14165_ggsua prosa poética e fantástica, o autor africano consegue literalmente nos fazer sonhar lendo. Em E se Obama fosse africano?, apesar de focado em suas intervenções, Couto mantém sua tradição e nos faz refletir durante as poucas mais de 200 páginas do livro. Mesmo que muitas intervenções sejam sobre sua terra natal e como a sociedade africana deveria se portar para alçar voos mais altos, é muito fácil para nós, brasileiros, encontrarmos similaridades com o nosso comportamento.

Mesmo sendo um livro curto, Couto ainda consegue inserir algumas belas passagens sobre vários outros aspectos. Em um dos trechos que mais gostei, o autor discorre sobre a importância da leitura. Segundo o autor, não devemos apenas saber ler e interpretar palavras em um livro, tendo em vista que outros tipos de leitura, como a do mundo e a dos outros, ainda nos é muito deficiente.

Agora você deve estar se perguntando: legal, mas o que o ex-presidente dos Estados Unidos tem a ver com isso? Trata-se do último ensaio presente no livro onde o autor discorre sobre qual seria a reação do povo e políticos africanos caso Obama fosse um dos candidatos ao cargo em qualquer país da África. Será que a reação seria a mesma de quando eleito nos EUA? Segundo Couto, muito provavelmente não. Quer saber por quê? Só lendo o livro 🙂

Para se acostumar com a escrita e pensamento de Couto, devemos nos permitir sonhar, voltar ao tempo de nossa infância e nos acostumar a ler mais o mundo, nós mesmos e os outros. O autor é mais do recomendado para todos que desejam se aventurar em uma escrita fantástica e que nos faça voltar a sonhar com muito mais força.

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *